Método para estudar a Bíblia em 5 passos

Participei de um treinamento para missionários e foi lá que aprendi esse passo a passo para o estudo da Bíblia. Preciso te dizer que esse método* mudou minha forma de estudar e espero de todo coração que seja útil pra você também! Vamos lá? Ah... não esqueça que antes de começar você deve orar pedindo a direção de Deus para o seu estudo.

  1. Escolha o texto e leia: Pode ser um capítulo, ou um trecho, pode ser uma série de capítulos, fica a seu critério. Se você ainda não tem o hábito de ler a Bíblia o melhor é começar por textos um pouco mais curtos e ir aumentando aos poucos, mas se você já é veterano no assunto de estudar a Bíblia, essa é uma boa oportunidade para se desafiar.
  2. Faça um resumo: Se você gostar de escrever aproveite a oportunidade pra fazer um pequeno resumo, contando com as suas palavras o que você acabou de ler, mas se você não gosta de escrever, então conte pra você mesmo (ou estude em família, entre amigos...) o que você acabou de ler. Tente fazer esse passo sem consultar.
  3. Sobre Deus: Abra novamente a Bíblia e olhando para os versículos procure o que este texto fala a respeito de Deus, pode ser características ou coisas que Ele diga. Tente encontrar algo em cada versículo e se possível faça uma lista.
  4. Para mim: Agora faça o mesmo processo do passo anterior, mas procure o que o texto fala pra você, talvez conselhos, advertências ou mesmo características do ser humano, e faça uma lista.
  5. Eu vou: Chegou o momento de pensar, refletir e decidir. Neste passo você precisa tomar uma atitude, se comprometer a mudar algo ou a deixar algo ou a começar algo. Olhe para o texto e pergunte o que esse texto te convida a fazer na sua própria vida. Se concentre nisso, seja a mudança viva, permita que o poder de Deus te transforme!
Te desafio a estudar a Bíblia com esse método, não importa se vai ser sozinho, com alguém da sua família, um amigo, em grupo, com alguém pela internet, só tente e me conte como foi o primeiro estudo.

Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:15-17)

Bom estudo!

*Método ensinado por Laurence Burn, durante o treinamento da Adventist Frontier Missions em fevereiro de 2019, na África Sul. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu vou morar nas Filipinas

Por que vou para o Peru?

Diário Camboja: Um flash de corrupção em Phnom Penh