Não se misture com essa gentalha

Ao ler o título de hoje, tenho certeza que você lembrou de um seriado infantil que marcou gerações em diversos países. Estamos falando do Chaves! A Dona Florinda sempre repetia "não se misture com essa gentalha". Eu sempre quis saber como o dicionário define gentalha.

Diz assim: [Pejorativo] Reunião dos indivíduos que fazem parte da camada inferior de uma sociedade; as classes mais desfavorecidas; plebe ou gentalha. Para a Dona Florinda todo mundo era inferior a ela, e nós? O que diremos sobre as prostitutas, ou os que estão na cadeia, ou dos usuários de drogas, dos moradores de rua?

Será que temos menosprezado a alguém por algo? Talvez pela religião, por decisão política, pela classe social, ou pior pelos pecados das pessoas. Jesus gostava de andar com a "gentalha" daquela sociedade, porque ali estavam as pessoas que realmente necessitavam dEle.

"Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma com que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus" (Romanos 15:7 NVI). Se seguimos os passos de Jesus, precisamos nos aproximar daqueles que mais necessitam conhecer a esperança que Ele oferece. Tem alguma "gentalha" perto de você? Misture-se!

Senhor, tire de nós todo preconceito, que assim como Jesus, estejamos sempre prontos para oferecer esperança àqueles que a sociedade classifica como não merecedores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário Camboja: Um flash de corrupção em Phnom Penh

Você gostaria de viajar para a Ásia?

Método para estudar a Bíblia em 5 passos