Egoísmo

Dirigir pelas avenidas de Lima é algo que espero nunca ter que fazer. Uma parte dos ônibus de transporte público apostam corrida porque quanto mais passageiros, maior o salário no final do dia. Os táxis, Ubers (e outras muitas empresas similares), estão por todos os lados. Os motoristas buzinam pra tudo, se insultam, e se metem em espaços apertados.

Nos horários de pico a maioria das avenidas limenhas são um verdadeiro caos. Todos querem chegar rapidamente ao seu destino, e não importa se o motorista é imprudente. As pessoas gritam com os motoristas que ficam muito tempo num ponto de ônibus. Todos estão preocupados consigo mesmo e nada mais.

O egoísmo é o grande motivador de toda essa confusão. Além de não haver interesse pela necessidade do outro, não há respeito ao espaço do outro ou mesmo às leis de trânsito. Os pedestres atravessam nos lugares errados para solucionar seus próprios problemas. Chega ao ponto de que os novos motoristas são obrigados a dirigir loucamente por uma questão de sobrevivência.

"Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros* (1 Coríntios 10:24 NVI). Como seria o mundo se todos seguissem esse princípio? Amar ao próximo como a nós mesmos é o antídoto para o egoísmo. Pensar que as pessoas sofrem assim como eu sofro, que elas pecam como eu peco, que tem necessidades como eu tenho, em lugar de olhar somente para mim mesmo, é a chave.

Senhor, que todo pensamento e ação egoísta sejam tirados de nós. Quebranta nosso eu e nos ajude a amar as pessoas com o mesmo amor que gostaríamos de receber.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário Camboja: Um flash de corrupção em Phnom Penh

Você gostaria de viajar para a Ásia?

Método para estudar a Bíblia em 5 passos