Cristãos mentirosos

      No interesse de nos afastar dos caminhos de Deus, o inimigo nos faz viver mentiras, que comprometem nossa conduta cristã. E neste post vamos estudar juntos, à luz da Bíblia que é a palavra de Deus, quais são estas mentiras e como viver longe delas.
     Na primeira carta de João podemos encontrar alguns temas que estão muito presentes no cotidiano de um cristão. Temas como amor fraternal, falsos profetas, o amor de Deus são abordados e o último versículo da carta nos ajuda a entender realmente o objetivo de João, diz "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos", e essa é a luta de todo discípulo verdadeiro, viver longe daquilo que possa ocupar o primeiro lugar na mente e no coração.
     Vamos ver as "tais" mentiras que comentei no primeiro parágrafo:

  1. PARECER: encontramos no versículo 6 do capítulo 1 o seguinte "Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade." Uma vida cristã de aparência, cristãos na igreja. Muitas vezes somos "perfeitos" aos olhos dos nossos irmãos, ou mesmo da sociedade em geral, mas andamos nas trevas da fofoca, da ingratidão, da falta de comunhão real com Deus, iludidos numa vida falsa. É possível que tentemos enganar a nós mesmos, cumprindo fielmente a parte que corresponde, mas somente quando alguém está olhando, enquanto que no coração estou longe de Deus.
  2. ORGULHO: no mesmo capítulo, mas agora no versículo 8, lemos "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós", talvez você diga que dessa mal você não sofre porque se considera sim pecador. Mas o que acontece quando alguém da sua igreja peca? O irmão foi encontrado em adultério, o que você sente? Se for qualquer coisa diferente de compaixão e tristeza com a intenção de ajudar a esse irmão a voltar pra Jesus, então, sinto muito você olha para o pecado dos outros como se fossem piores que os seus e isso é orgulho.
  3. DESOBEDIÊNCIA: agora vamos para o capítulo 2, verso 4, "Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade", e neste ponto temos uma grande quantidade de cristãos que crê num Deus que aceita qualquer coisa qualquer tipo de culto, qualquer tipo de roupa, qualquer tipo de palavras. Mas com isso somos levados a viver uma vida cristã em desobediência. Se você só acredita no que o seu pastor diz, pare e leia a Bíblia, é ele que nos ajuda a entender e viver a verdade.
     Como a Bíblia foi inspirada por Deus e Deus é perfeito, não nos deixa sem respostas, para toda mentira existe uma verdade absoluta que faz o papel de um antídoto, nos livrando dos efeitos catastróficos do pecado.

     Para uma vida de APARÊNCIA, em 1 João 1:7 lemos: "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado", ou seja, se optamos por uma vida limpa, uma única cara, sem nada para esconder de Deus, nem do meu próximo, Ele nos purifica de todo pecado.

     O ORGULHO desaparece com uma prática que todo cristão deve ser adepto, em 1 João 1:9 encontramos: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça", precisamos nos humilhar na presença do Senhor, confessar a Deus e unicamente a Deus os nossos pecados, aqueles que só nós conhecemos, pensamentos, tudo o que faz separação entre nós e Deus. A única forma de afastar o orgulho de nós é reconhecer que somos pecados e como Paulo declarar que de todos os pecadores, o pior sou eu.

     E para a DESOBEDIÊNCIA, podemos ver em 1 João 2:5 "Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele", conhecer e amar a palavra de Deus, guardar os mandamentos de Deus, são formas de cultivar uma vida em obediência, mas pra isso precisaremos de esforço, interesse, curiosidade, vontade de buscar a palavra de Deus.

      E agora o que vamos fazer? 

1 João 2:6 - "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou."

    Andar como Ele (Jesus) andou é a única forma de viver uma vida cristã genuína, mas para ser imitadores de alguém precisamo conhecer cada detalhe das reações dessa pessoa, passar tempo com ela, escutar a voz, ver a atuação, seguir os passos.

     Te convido a passar mais tempo com Jesus e assim possamos afastar de nós todo tipo de conduta que nos faça andar nas trevas.


por Aline Piologro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu vou morar nas Filipinas

Por que vou para o Peru?

Diário Camboja: Um flash de corrupção em Phnom Penh